Coordenadora pedagógica
Adrina Canela
A construção do Conhecimento e as Novas Tecnologias
As novas tecnologias da comunicação e da informação transformam o conceito de conhecimento. Essa nova construção dos conhecimentos tão necessária para a aquisição das competências torna-se um processo contínuo e múltiplo, onde o professor, mais que uma fonte absoluta de saber e ciência, se transforma no incentivador da aprendizagem, na sala de aula e além dela. Além de dominar os conteúdos que pretende ensinar, ele precisa promover a interação entre os participantes do processo de aprendizagem e indicar meios e encontrar subsídios e estratégias para a construção do conhecimento.
O domínio de tecnologias de informação e de comunicação e a necessidade de integrá-las á prática escolar impõem um desafio no currículo educacional e nas diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista que o desenvolvimento tecnológico dos tempos atuais necessita de mudanças no processo de aprendizagem. Esse processo de construção do conhecimento, na sociedade contemporânea além de incluir as novas tecnologias, leva a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes; a colaboração transdisciplinar e interdisciplinar; o fácil acesso à informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso, de utilidade na vida econômica. Assim, pensando nessas questões, devemos perceber que as novas tecnologias da informação e da comunicação estão bem além dos interesses econômicos para o ser humano.
A capacitação dos professores para as novas tecnologias não é suficiente. Com as Novas Tecnologias da Informação abrem-se novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura do educador. É necessário o preparo e a manipulação de informações para um posicionamento crítico diante dessa realidade. Neste contexto de mudança, o educador precisa ser flexível, paciente ou crítico naquilo que se propõe fazer e ser. O professor deve utilizar a tecnologia digital no sentido de transformar, deve assumir o compromisso de orientar seus alunos para a vida. Mostrar ao jovem aluno que é necessário sempre fazer uma seleção coerente e planejar tudo que se pretende alcançar. Visto que deve acumular conhecimentos de modo que venha atender às exigências que a vida pode estar propondo futuramente.
A escola é um espaço privilegiado de interação social, mas deve interligar-se e integrar-se aos demais espaços de conhecimento. A ela cabe a introdução das novas tecnologias de comunicação e conduzir o processo de mudança da atuação do professor, além de capacitar o aluno a buscar corretamente a informação em fontes de diversos tipos e conscientizá-lo da importância da tecnologia para o desenvolvimento social e cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário