*Williams Portela ( Professor Regente de informática)
Desde que surgiram as tecnologias elas também foram usadas para a dinâmica educacional, como a descoberta da imprensa para confeccionar os livros, revistas que melhoram a dinâmica da comunicação escolar. Esse fenômeno modificou e acelerou o intercâmbio das informações científicas.
No final dos anos 60 Marshall McLuhan disse a seguinte citação: “Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, qualquer tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro”. Mucluhan estava profetizando o que iria acontecer nos anos 80 com o surgimento da grande rede mundial de comunicação a INTERNET.
A rápida evolução dos sistemas de comunicação por meio das novas tecnologias provocou mudanças em relação ao conhecimento. Os novos suportes de armazenamento, processamento e, principalmente, distribuição do conhecimento permitem hoje, o acesso ao que antes era restrito a grupos fechados, tornado-se disponível para todos, em que pensem os impedimentos políticos e ideológicos.
Com o avanço da tecnologia da informação e comunicação logo passou a influenciar a educação o ambiente escolar, pois a tecnologia da rede mundial de informação estava ligando os estudantes não em alguns minutos a vasta informação produzida pela humanidade mais em tempo real.
Nessa nova configuração, como o saber, as descobertas se reproduzem de forma acelerada praticamente são postadas na rede em tempo real, mudou-se a forma de vê os professores, eles já não são mais os detentores e os transmissores absolutos do saber e sim passaram a ter uma responsabilidade diferente da tradicional. Agora o papel do professor é muito mais de mediar a construção do saber, apontar caminhos para que o aluno chegue até o conhecimento. Portanto, o professor é o fluxo que está á disposição dos alunos nos mais variados meios.
Entretanto o aluno em meio as tecnologias recentes torna-se mais autônomo na construção do seu conhecimento, passa a mobilizar esforços na perspectiva de construir sua autonomia intelectual, através da pesquisa e da colaboração e da interação múltipla com outros atores do processo de ensino e aprendizagem, entre eles, o próprio professor. No entanto o aluno como ator do processo de aprendizagem não invalida os métodos tradicionais, mas sim enriquece o processo de ensino-aprendizagem com a introdução das novas tecnologias.
A rede mundial de informação e comunicação, através de modernos computadores, abre caminhos para múltiplas formas de aprendizagem uma delas é a educação à distância mediada por essas novas tecnologias que ganham cada vez mais espaço no mundo todo.
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