sábado, 5 de junho de 2010

De volta a Reforma - Por Gecionny Pinto


MARTINHO LUTERO - 95 TESES

Com este artigo não pretendemos trazer de volta todas as questões levantadas pelos reformadores protestantes em relação à Igreja Católica Romana. Nosso objetivo também não é inviabilizar o Ecumenismo, que apesar de tudo vem crescendo entre as Igrejas Cristãs. Nosso objetivo é fazer uma reflexão para todos os cristãos sobre esse momento histórico tão importante na História da Igreja no Ocidente.

Passados 488 anos das marteladas históricas do Frei agostiniano Martinho Lutero no castelo de Witemberg, onde o mesmo abria um debate público que foi entendido simplesmente como um protesto contra a venda de indulgência na Alemanha.

Ao país natal de Lutero o Papa Leão X enviou outro Frei, o dominicano Tetzel, para vender uma carta papal que : ´´ abatiam as penas temporais dos pecados cometidos pelos vivos ou falecidos´´. Essas indulgências o papa poderia sacar dos tesouros dos méritos de Cristo para aqueles que dessem esmolas para construção da maior igreja do mundo, a Basílica de São Pedro em Roma.

Na verdade, a venda de indulgência era apenas a ponta do iceberg de uma crise moral sem precedentes na História da Igreja Cristã, que incluía a Simonia ( Venda de Cargos eclesiásticos ), o Nicolaísmo ( Vida sexual livre dos sacerdotes ), a falta de formação teológica do clero e dos leigos,o distanciamento da igreja dos problemas sociais, ostentação e luxo dos prelados ( autoridades eclesiásticas ) entre outras mazelas.

O Objetivo da Reforma não era separação da Igreja Católica Romana e a fundação de Igrejas separadas ( Luterana, Presbiteriana e Anglicana ). O Concílio de Trento iniciou uma Reforma Católica que só seria concluída no Concílio Vaticano II.

Antes que o amigo leitor se precipite em fazer um julgamento extremamente negativo da situação da Cristandade no século XVI, afirmo minha convicção de que a Igreja Cristã ( Católica, Ortodoxa e Protestante ) precisa ser trazida de volta a Reforma.

Recordo que o lema da Reforma Religiosa ( Protestante ) era : ´´ Só a graça, só a fé, só a Escritura, só Cristo e só a Deus toda Glória ´´. Em um tempo aonde vemos o crescimento do Fundamentalismo Legalista Cristão ( que limita a fé ao pode e não pode ) é preciso lembrar a Teologia da Graça ( Colosenses 2 : 8 – 10 ).

Em um contexto aonde vemos que muitos consideram que o ser humano é capaz de uma bondade capaz de praticar as boas obras que o justifiquem diante de Deus ou mesmo diante das Indulgências modernas ( Ofertas em troca de bênçãos capitalistas ) a Reforma nos lembra que Deus nos pede a Fé para a Justificação e as obras como confirmação dessa fé . ( Romanos 1 : 17; Tiago 2 : 17 )

Na pós – modernidade as igrejas se baseiam na experiência ( emocional ou racional ). A Reforma não despreza a emoção, nem a razão ,mas as coloca sob a autoridade das Escrituras.( II Timóteo 3 : 16 ) Vemos claramente a Idolatria Capitalista, Antropocêntrica, Hedonista e Relativista, diante disso a Reforma nos lembra que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida ( João 8 : 24 ).

Por fim em um tempo onde muitos querem honra e glória ( autoridades políticas, cientificas, culturais e religiosas ) na fogueira das vaidades do ter e do saber,a Reforma nos lembra que só Deus é digno de toda honra e glória.( Apocalipse 1 : 6 )

Por fim reconhecemos que a Reforma aumentou a divisão institucional da Igreja Cristã, mas por outro lado resgatou o aspecto profético da fé cristã, possibilitando o retorno de práticas salutares.



* Ministro Anglicano e bacharel em História pela UFRN

=> Contatos e Comentários : gecionny@yahoo.com.br

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