Atualmente, o mundo passa por várias transformações e o desenvolvimento acelerado da tecnologia vem alterando os rumos da sociedade e conseqüentemente da educação. A globalização, a evolução e a informatização dos meios de comunicação são fatores essenciais ao ser humano moderno, visto que a tecnologia está presente no nosso cotidiano: no trabalho, no lazer, na saúde, nas ciências, na escola, nos bancos, entre outros. A televisão, o vídeo, o DVD, o computador entre outras ferramentas fazem parte do nosso dia a dia. Nosso aluno é estimulado no seu dia a dia pela tecnologia que o rodeia. Um turbilhão de informações é lançado ao seu cotidiano ditando novos ritmos, novas maneiras de vestir, novos meios de diversão, novas regras, enfim novos padrões dentro da sociedade.
Neste contexto, faz-se necessário por parte dos professores de Geografia auxiliar o aluno a interpretar estas novas informações e transformá-las em conhecimento. Precisamos acompanhar as mudanças que se processam, estando atentos às novas ferramentas e diferentes linguagens disponíveis para nossa prática de sala de aula, contribuindo, assim, para a interpretação destas informações e da produção do conhecimento geográfico. Desta forma, a informática pode e deve ser colocada a favor da educação. Assim como o giz, a lousa, o caderno, o Atlas geográfico e o livro didático são ferramentas utilizadas na sala de aula, a informática pode ser uma ferramenta pedagógica, um recurso a mais no processo de ensino-aprendizagem.
A Geografia é uma ciência que se preocupa com a produção e organização do espaço através da ação do homem, neste sentido problematizam-se os seguintes questionamentos: Como usar a informática nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, fazendo com que o aluno compreenda o espaço geográfico e amplie sua visão de mundo? Como trazer o mundo para sala de aula de Geografia, por meio do uso do computador? Quais as possibilidades temáticas e conceituais que podem ser exploradas, a partir do uso da informática nas aulas de Geografia? Como desenvolver temas em sala de aula, como mudanças climáticas, aquecimento global, fazendo uso das novas tecnologias?
Ao buscarmos respostas a estes questionamentos devemos considerar que a tecnologia modifica as relações do ser humano com o mundo. Dentro da concepção de que a Geografia é uma ciência social, não podemos ficar alheios à tecnologia ao estudar o espaço e as relações econômicas, naturais e sociais. Numa sociedade plena de tecnologia, cabe a nós educadores buscar novas metodologias e novas linguagens para nossa prática em sala de aula, contribuindo para melhoria da qualidade de ensino.
Nesse sentido, o presente texto tem por objetivo destacar as possibilidades temáticas e conceituas da Geografia, a partir da utilização da informática como ferramenta pedagógica na sala de aula, evidenciando a temática Socioambiental.
Inicialmente, propomos traçar um perfil histórico sobre a informática educativa no Brasil, o primeiro seminário que tratou deste assunto. Na seqüência, destacaremos algumas possibilidades de uso da informática nas aulas de Geografia.
Muitos conteúdos da disciplina de Geografia podem ser trabalhados usando a informática como ferramenta pedagógica, a temática que receberá especial atenção é a questão socioambiental, com os conteúdos específicos, como as mudanças climáticas e o aquecimento global e as ações antrópicas relacionadas a esses temas. Muitos estudos científicos comprovam que a temperatura do planeta Terra está aumentando e fenômenos como secas, chuvas excessivas e inundações vêm ocorrendo com maior freqüência.
Nesse contexto, faz-se necessário uma maior investigação a respeito desta questão socioambiental.
Para finalizar apresentamos alguns procedimentos de Geografia a partir do uso da informática como uma ferramenta pedagógica.
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